Entenda porque as pessoas sentem ciúme.


Geralmente, quando há a manifestação do ciúme, há questões que envolvem problemas de autoestima. A pessoa sente que não é suficientemente boa para ser amada.

A autoestima começa a ser formada na infância. Fase em que a criança está a lutar pela sobrevivência, uma vez que ela depende totalmente dos pais para que consiga solucionar todas as suas necessidades corporais e orgânicas. Se nessa tenra idade, houver alguma necessidade que não consiga que seja satisfeita, ela irá desenvolver um conceito errado sobre si mesma, e então irá surgir a crença: “Se não sou boa o suficiente, não mereço a atenção daqueles a quem amo e, consequentemente, a minha segurança está ameaçada”.
Assim, a pessoa que sofre por ciúme doentio não tem somente medo de perder a pessoa que ama. Ela tem medo também de se perder a si mesma, pois sente a sua sobrevivência e segurança constantemente ameaçada. É muito comum a pessoa que sofre por ciúme doentio verbalizar que sente um medo muito grande de não ser capaz de sobreviver no caso do seu relacionamento acabar.

Assim, para evitar sofrer, o ser humano aprende desde muito cedo a utilizar estratégias de defesa ou enfrentamento. Na infância, as estratégias são aprendidas por imitação ou por tentativa e erro. Na medida em que a nossa inteligência é desenvolvida de forma mais abrangente, as estratégias infantis tendem a ser substituídas por outras mais maduras. As pessoas que sofrem de baixa autoestima, tendem a usar as mesmas estratégias que utilizavam para obter a atenção dos pais (tentativa de controle sobre eles, chantagem emocional, choro, gritos, ameaças e outros) para manter a atenção do parceiro/a. Essas estratégias não são eficientes e acabam a criar mais sofrimento, pois geram desgaste na relação, afastando mais parceiro/a.

Estratégias mais maduras, por outro lado, atuam como elemento agregador e mantém o sofrimento sob controle. Um exemplo disso é quando procuramos estratégias de entendimento das situações utilizando a razão, avaliando possíveis ações e reações, sem agirmos por impulso. Entretanto, quando a pessoa tem a autoestima baixa, ela tende a deixar-se dominar pelas emoções e a sua capacidade de avaliar a realidade fica prejudicada.

A Psicoterapia conta com várias técnicas para ajudar a pessoa a melhorar a sua autoestima. O tratamento ajuda a descobrir e desenvolver recursos internos para lidar adequadamente com as emoções e organização de pensamentos, fazendo com que a autoestima se vá fortalecendo.

Se sente que é dominado pelo ciúme, venha falar connosco. Estamos aqui para o ajudar!

abraço 😘




Comentários

Mensagens populares