As cinco fases do casamento. Descobre qual é a tua...
Todo o relacionamento passa por diversas fases no decorrer da sua existência. E todas elas possuem características e particularidades específicas que devemos ter em conta. Vamos então explorar cada uma delas:
2. O amor - Neste ponto a relação deixa de ser superficial e conta com uma convivência mais íntima. O casal sente-se ainda mais unido do que antes. Agora a novidade não está direcionada ao outro exclusivamente, mas ao casal como dupla. Forma-se uma equipa de dois, e percebem que um não vive sem o outro. Descobrem-se interesses, opiniões e valores em comum, está-se bastante disposto a construir um relacionamento a dois, encanta-se com o “nós”. Com o que eles sabem e podem realizá-lo juntos. Desenvolve-se a empatia entre ambos.
3. A Crise - Essa é uma das fases do casamento mais crítica, em que grande parte dos casais se separa. Ou, pelo contrário, os que conseguem passar por ela, reafirmam o casamento porque nessa fase acontece um desencantamento natural decorrente do desgaste da rotina do casal. Aqui as diferenças pesam. A convivência é muito estreita e já não conta com tamanha capacidade de empatia, trocas afetivas e demonstrações de carinho, como nas fases anteriores. A pessoa já não se sente amada, e por isso, cria dúvidas, inseguranças e insatisfações. Inevitavelmente as pessoas ficam frustradas e dececionadas. O casal que experimenta mágoas, fica irritadiço com os defeitos do outro, acreditam que se algo não ocorreu como eles planeavam, a culpa é do cônjuge.
Nesta fase surge a intolerância e o egocentrismo. As pessoas estão tão conectadas com os seus deveres profissionais, familiares e domésticos que atribuem cobranças excessivas ao outro. Instala-se a desilusão, o companheiro deixa de ser alguém ideal e passa a ser a origem de muitos dos problemas vividos pela pessoa. As qualidades já não são mais valorizadas e os defeitos ganham destaque. Tudo isto agrava caso haja crianças envolvidas.
4. O Reequilíbrio - Após a crise, vem as reflexões e a disposição em melhorar. Considerando que “é na crise que nos tornamos pessoas mais fortes”, o casal consegue avançar para a próxima fase. Contando com uma grande dose de tolerância, perseverança e pensando nas razões pelo qual se está junto. O casal consegue sobreviver à fase da crise e recuperar o equilíbrio. Assim, entra-se num momento mais tranquilo e estável do relacionamento. Acabam-se os conflitos, pois compreende-se que a outra pessoa é o que é, aceitando-a com todas as suas imperfeições e falhas.
5. A Solidez - A união está ainda mais fortalecida. Aprende-se a lidar com as diferenças, sentindo-se mais seguros. É a fase de superação das dúvidas. Há o reconhecimento da história que tem juntos, valorizam–se as conquistas e caminham rumo aos objetivos comuns. É nesta fase que se desenvolve a verdadeira cumplicidade entre ambos. A experiência e sabedoria de vida traz conforto, ainda mais intimidade e estabilidade para o casal. É como se os indivíduos até conseguissem “tirar proveito” das diferenças e aprenderam a respeitar as dificuldades do outro. Consequentemente, convive-se com os problemas, pois sabe que são passageiros. O casamento está ainda mais sólido e autêntico, tornando-se duradouro e feliz.
Esta publicação ajudou-o de alguma forma? Se sim, compartilhe-a nas suas redes sociais e ajude-nos a chegar a mais pessoas.
Abraço :)
Comentários
Enviar um comentário