Como melhorar a autoestima? Veja 4 dicas práticas


Tendo em conta a quantidade de problemas que podemos ter de enfrentar à custa da baixa autoestima, é essencial manter uma constante manutenção do nosso universo interior. 

Apesar de nem sempre ser um processo fácil, este é totalmente possível se a pessoa estiver atenta a alguns pormenores do seu dia a dia.

Nós listamos abaixo algumas dicas que podem otimizar esse aprendizado, te ajudando a desenvolver habilidades para cuidar de uma autoestima saudável e equilibrada.

Seguidamente irei deixar-vos algumas dicas úteis que podem ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para equilibrar e potenciar a autoestima.

Dica 1 - Autoconsciência emocional

O desenvolvimento da consciência emocional é fundamental para se compreender a origem da falta de autoestima. Esta permite que se consiga compreender melhor os sentimentos e respetivas reações, ficando mais fácil resolver possíveis bloqueios.


Dica 2. Distinguir culpa de responsabilidade

Uma vez que os sentimentos passam a ser identificáveis é mais fácil serem trabalhados. Agora é necessário criar na nossa mente a distinção de culpa e responsabilidade. Normalmente, quando estamos com a autoestima baixa, tendemos a culpabilizar-nos de imediato, acabando por sermos demasiado duros connosco próprios. Isto é devastador e completamente desnecessário. A culpa é um sentimento paralisante, que cria a sensação de impotência e insatisfação connosco próprios. Por sua, vez a responsabilidade impulsiona-nos pata a melhoria, obrigando-nos a refletir sobre as nossas ações, aumentando a vontade de as melhorar. Para aumentar a autoestima, temos que assumir a responsabilidade de eliminar a nossa rotina de culpa, modificando o nosso comportamento nesse sentido.

Dica 3 - Parar de se comparar

As redes sociais permitiram que as pessoas conseguissem ver e interagir com a vida de várias pessoas ao mesmo tempo. Isto é um verdadeiro desafio para a autoestima, afinal estabelecemos comparações constantes com as outras pessoas. Mas não nos podemos esquecer de que nem tudo o que aparece nas redes sociais corresponde exatamente à realidade. E esse é o grande gatilho que deve ser utilizado para a elevação da autoestima, pois ninguém é obrigado a colocar "filtros" na sua vida. Por isso, não precisamos de entrar em comparações desnecessárias e sem sentido.

Dica 4 - Reconhecer-se

Tal como falamos anteriormente, vivemos num mundo onde as comparações são constantes e os padrões de satisfação são difíceis, senão mesmo impossíveis de serem alcançados. Assim sendo, é preciso realizar um trabalho de autovalorização, mesmo que as pessoas à nossa volta não saibam dar-nos o devido valor.
Dar um passo em direção à autoconfiança é essencial para observar as mudanças na própria postura e comportamento, afinal precisamos ter estabilidade e controle das nossas ações para poder realizá-las adequadamente.
Reconhecer-se, então, torna-se fundamental, pois assim criamos uma autoconfiança que impõe o respeito e os limites apropriados nas nossas relações interpessoais.

Estas dicas irão certamente ajudá-lo no seu desenvolvimento pessoal, não hesite em pô-las em prática. 

Agraço☺


    Comentários

    Mensagens populares