O que causa feridas emocionais?


As feridas emocionais, surgem sempre no período de infância, ou no máximo na adolescência. Uma vez que, é nestas fases que o nosso repertório emocional é construído.

Muitas pessoas que procuram resolver as suas feridas emocionais, acabam por descobrir que a origem delas está relacionada com questões familiares que viveram nessas alturas.

Como já falamos anteriormente, as crianças, tendencialmente, baseiam os seus comportamentos, na imitação do comportamento dos pais. Assim, podemos compreender o impacto da influência das relações familiares, sobre a mente. 

Se uma criança assistir a um divórcio muito traumático durante a sua infância, poderá crescer com grandes lacunas emocionais e medos relacionados a isso. Não podemos esquecer que coisas que podem ser simples para um adulto resolver, pode se tornar uma enorme catástrofe emocional para uma criança/jovem. Podendo perpetuar essas feridas até à sua fase adulta.

Conflitos em casa, comportamentos tóxicos dos pais, bullying, redes sociais, são alguns dos pontos do universo da criança e do adolescente podem representar sérios riscos para o desenvolvimento de feridas emocionais.

Daí a necessidade de pais e responsáveis estarem sempre atentos e dispostos a ajudar os seus filhos a trabalhar o seu emocional (de preferência com a ajuda profissional).

Obrigado 🥰






Comentários

Mensagens populares