A importancia dos pais no desenvolvimento da autoestima de um adolescente
A adolescência é uma fase onde os filhos tentam encontrar o seu lugar no mundo e principalmente, descobrir quem realmente são. Assim, não se pode ignorar o desenvolvimento da sua autoestima. No entanto, não nos podemos esquecer, que apesar de tentarem se afastar da proteção dos pais, eles ainda continuam a depender deles. Obrigando os pais a "ter que estar, sem estar", tal como naquela fase onde as crianças começam a dar os seus primeiros passos. Os pais dão-lhe a liberdade para andarem, mas sempre por trás, tentando evitar que caia. A fase da adolescência, requer a mesma atenção por parte dos pais, pois trata-se de uma fase mais acentuada no desenvolvimento da autoestima jovem.
Todos os pais desejam que as crianças alcancem o sucesso. No entanto, muitos se esquecem de que além dos resultados, os adolescentes têm que enfrentar muitos desafios importantes nesta fase, como os relacionados com a sua autoimagem e autoestima. Efetivamente muitos jovens têm dificuldades para serem aceites por si mesmo e pelos outros. Aqui, os pais desempenham um papel fundamental na formação da personalidade dos seus filhos adolescentes.
A autoestima consegue afetar o desempenho dos jovens, quanto às suas decisões, relacionamentos e até mesmo ao seu desempenho escolar. Neste sentido, é importante destacar que uma autoestima baixa pode levar o adolescente a comportamentos de risco, como o uso de drogas, transtornos alimentares, comportamentos sexuais, etc. Pois, existe uma forte necessidade de serem aceites em grupos, tornando-os assim, muitas vezes vulneráveis a situações de perigo.
Não podemos esquecer que a autoestima adolescente é a base para o seu futuro como adulto. A vida já é difícil o suficiente com uma autoimagem positiva, por isso não podemos subestimar ou ignorar a sua importância, quando se trata do desenvolvimento da autoestima dos nossos jovens.
Abraço 🥰
Comentários
Enviar um comentário