Sabias que a culpa é um sentimento venenoso?
A culpa pode ser definida como um sentimento de pesar que desenvolvemos por quebrar uma regra que valorizamos ou uma visão idealizada de nós mesmos perante as questões da vida.
Uma pessoa que seja invadida pelo sentimento de culpa, arrepende-se de algo que cometeu e não aceita a sua própria falha. No entanto, não nos podemos esquecer que todos nós somos seres humanos, e inevitavelmente vamos cometer erros, que teremos que aprender a lidar.
Ninguém jamais conseguirá atingir a perfeição, pois ela será sempre inalcançável. O que podemos fazer é refletir e aprender com os nossos próprios erros e tentar encontrar estratégias saudáveis de não os cometes novamente. Tentando sempre nos tornar pessoas melhores.
Além disso, o sentimento de culpa é essencial para que consigamos reavaliar os nossos comportamentos e formas de pensar. Isso permite alcançar um equilíbrio de valores entre o que consideramos como certo ou errado.
O perigo deste sentimento é quando ele se torna desproporcional ao que realmente acontece. Ou seja, quando se torna num fardo que desorganiza o estado emocional da pessoa, prendendo-a em pensamentos negativos bloqueando qualquer possibilidade de mudança.
A fragilidade e o desequilíbrio emocional potencializam a culpa, que quando é excessiva pode evoluir para uma autocrítica destrutiva. A pessoa que se depara com esta circunstância tem pensamentos de condenação e autopunição, desenvolvendo um sofrimento muito intenso que desvitaliza a sua autoestima. Podendo mesmo criara a visão de que ela não é merecedora que coisas boas possam acontecer na sua vida, acabando por desistir de tentar pela falta de esperança.
Todos nós passamos por dificuldades na vida, de diversas formas, mas às vezes, não sabemos como enfrentá-las. Por esta razão, devemos procurar apoio com o psicoterapeuta, pois assim é possível desenvolver o seu próprio autoconhecimento e assim aprender a gerir o sentimento de culpa de forma adequada.
Abraço :)
Comentários
Enviar um comentário