Por que meus relacionamentos não dão certo?


Existem algumas pessoas que afirmam não ter sorte no amor. Muitas vezes, viveram um elevado número de relacionamentos que não correram bem, e acabaram por terminar. Elas afirmam ter bastante azar nesta situação, mas será mesmo assim? Efetivamente o que acontece é uma constante repetição de padrões comportamentais, que criam desajustes estruturais nas relações.

Mas como assim padrões? 

Os padrões de comportamento nada mais são do que o próprio modo de atuar na vida, isto é, são as respostas que cada um dá aos desafios que enfrenta. Eles são adquiridos ao longo da vida, começando desde tenra idade, e vão moldando o nosso comportamento. Todas as pessoas atuam consoante os seus próprios padrões, sem exceção. No entanto, o que acontece com algumas pessoas, como já mencionado anteriormente, é que esses padrões são inapropriados para alcançar a harmonia conjugal.

Eles surgem a partir das crenças, ou seja, regras, atitudes e suposições de cada um. Essas, por sua vez, surgem das suas próprias “verdades”. Estas crenças são explicadas pela experiência de vida individual que levou a gerar assim a própria verdade da pessoa. 

Por exemplo, uma criança que vivenciou a traição de um dos pais, poderá interiorizar que nas relações as pessoas sempre são traídas. Uma criança que perdeu um dos pais e foi abandonada por outro, terá bastante dificuldade em se aproximar intimamente de alguém, pois desenvolveu a crença de que as pessoas acabam sempre por ir embora. Um indivíduo que desde muito cedo experienciou o amor e o carinho, tenderá a ser carinhoso e amável nas suas relações. Tudo isto fica marcado no subconsciente da pessoa, que a levará a atuar nesse mesmo sentido.

Então o que acontece com quem não consegue manter um relacionamento? Para essas pessoas, as suas crenças fazem com que elas desenvolvam padrões desadequados, desenvolvendo relacionamentos não saudáveis, sentenciando-o a um fim. Neste sentido, podemos compreender que a falta de sucesso nos relacionamentos está ligada aos padrões de comportamento da própria pessoa. 

Mas como se pode resolver isso? 

A resposta é simples, recorrendo à psicoterapia, de maneira que estas crenças e padrões comportamentais, sejam trabalhados e moldados adequadamente.  

Por isso, se está a passar por uma situação similar, procure ajuda profissional.  Assim conseguirá identificar a origem do seu problema e trabalhá-lo ativamente na sua resolução. Mudando os modos de pensar, sentir e agir sobre este assunto. Todas as pessoas merecem a sua cara-metade, mas para alguns é necessária a ajuda para se alinhar na harmonia do relacionamento. 

Gostou desta publicação? Então partilhe-a com os seus amigos das redes sociais.

Abraço :)


 

Comentários

Mensagens populares