O que causa ansiedade em crianças?
Não é fácil atribuir uma causa única ao aparecimento da ansiedade infantil. Como todos sabemos, as crianças são pessoas que estão a aprender a ver e a interpretar o mundo pela primeira vez, isto é, estão numa fase de aprendizagem, tanto a nível físico como emocional!
No caso de crianças pequenas, a sua sensibilidade ao ambiente familiar é maior, porque o seu conhecimento de mundo é ainda de certa forma limitado, isto é, pequenas coisas podem causar grandes na sua perceção.
Por exemplo, uma situação em que uma criança vivência uma situação traumática como a separação dos seus pais ou a perda de alguém próximo. Estas situações podem mexer bastante com o campo emocional da criança, fazendo com que ela fique sujeita a crises de ansiedade, visto que a criança com medo da perda, coloca-se em constante alerta ou na defensiva.
Outro caso que leva ao desencadear de crises de ansiedade é o próprio ambiente de aprendizagem da criança, nomeadamente a sua casa. O presenciar constantemente conflitos, ausências e a desorganização daqueles que estão ao seu redor, potencializam a ansiedade na criança, pois ela ainda não possui a maturidade emocional suficiente para conseguir dar respostas adequadas à situação.
Portanto, ao pensar em como auxiliar a criança, é preciso observar os espaços em que ela se encontra e como ela responde a cada um deles. Assim, consegue-se identificar as causas, e trabalhar numa resposta apropriada ao bem-estar da criança.
Ajude-nos a chegar a mais pessoas, partilhando esta postagem!
Abraço :)
Comentários
Enviar um comentário